Sistema Cantareira completa 13 dias seguidos de alta

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2015 16h26
Em Jacareí Nilton Cardin/Folhapress Vista da represa do Jaguari

O Sistema Cantareira completa 13 dias seguidos de alta e apresenta as melhores condições em mais de um ano, apesar de ainda operar no volume morto. Ainda faltam 9,8 pontos porcentuais para o sistema sair da reserva técnica, o que deve ocorrer entre março e abril de 2016.

A chuva vem ajudando também a aumentar os níveis da Guarapiranga e do Alto Tietê.

De acordo com o meteorologista Tomás Garcia, do CGE, as precipitações de novembro foram as mais elevadas em 21 anos e dezembro não será diferente. “Essa configuração traz um panorama, um cenário de chuvas volumosas, principalmente pancadas de chuvas, que já observamos entre a tarde e a noite, e temperautras mais elevadas que o normal. A perspectiva é que não só dezembro, mas os próximos três meses sejam chuvosos na capital paulista”

O meteorologista Tomás Garcia, do CGE, lembrou que o fenômeno El Ninho será mais forte do que o normal e vai trazer chuva ao centro sul do país.

O professor do Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli-USP, José Carlos Mierzwa, aposta na recuperação dos reservatórios, mas alertou: “no verão a tendência é ter um maior consumo, além do fato das pessoas tomarem mais banho, o uso da água é mais intenso e tem o fato de que se mantiver o índice pluviométrico, as pessoas começam a achar que a chuva voltou ao normal e que os reservatórios estão recuperando sua capacidade, o que não está ocorrendo”.

O professor da USP lembrou que o Cantareira vem sofrendo, desde 2014, com a pior seca em mais de oito décadas. O Cantareira, que abastece quase 5,5 milhões de pessoas, chegou a entrar na segunda cota do volume morto, recuperada ainda no ano passado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.