Situação com refugiados haitianos deve piorar, afirma secretária de Justiça do Estado de São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2014 16h20

A secretária da Justica do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, afirmou nesta quinta-feira à Rádio Jovem Pan que o Governo do Acre está promovendo um deslocamento humano em massa.

Nos últimos 15 dias, cerca de 400 refugiados haitianos desembarcaram na capital paulista oriundos do municípo de Brasileia, localizado no sul do Estado do Acre. “Esse deslocamento foi promovido pelo governo do Acre. Aviões da FAB foram usados para tirá-los de Brasileia. Eles foram levados para Porto Velho,em Rondônia, e de lá estão recebendo uma passagem por parte do governo para ingressarem em ônibus de linha até que eles desembarquem aqui na rodoviária de São Paulo”, afirma

Na opinião da secretária, a situação deve piorar nos próximos dias. “Eu tenho certeza que o número de pessoas irá aumentar”, diz. “Somente ontem (23) chegaram mais dois ônibus, o que aumentou o número para 500 pessoas”

Segundo ela, o governo do Acre está promovendo esta transferência sem nenhum tipo de contato com as autoridades de São Paulo. “Eles estão chegando sem moradia, sem alojamento pré-determinado, simplesmente despejados em São Paulo. A situação beira a calamidade”, afirma.

Uma parte dos imigrantes – cerca de 150 – estão abrigados em um missão de paz da igreja católica no bairro do Glicério.”A Secretaria da Justica está ajudando no cadastramento dos que estão na igreja, mas os outros estão soltos pela cidade”, afirma Eloisa. “O que me preocupa é que essas pessoas não têm documento de trabalho e estão sujeitos aos aliciadores para o trabalho escravo e tráfico de drogas.”

“A Prefeitura está tentando promover o abrigamento dessas pessoas, mas é muita gente e acho difícil ter vaga para todo mundo”, afirma Eloisa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.