SP: sem-teto passam a noite acampados na frente da Câmara Municipal

  • Por Agência Brasil
  • 25/06/2014 17h04

Cerca de 500 sem-teto, segundo números do próprio Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), acamparam na noite passada (24) na frente da Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital.

Segundo Zezito Alves, um dos líderes do MTST, os sem-teto pretendem continuar acampados até que seja votado o Plano Diretor de São Paulo, que define o planejamento urbano da cidade para os próximos 16 anos. Os sem-teto reivindicam a aprovação imediata do plano, que inclui áreas da cidade já ocupadas pelo MTST, como zonas especiais de Interesse Social (Zeis), destinadas a moradias populares.

Várias barracas estão instaladas na frente da Câmara Municipal. O acampamento fecha uma das vias da Avenida São Luís. Zezito Alves disse que cerca de 500 pessoas dormiram no acampamento. “Foi uma noite fria, mas estamos preparados para ficar até a votação do Plano Diretor”, destacou Alves, em entrevista à Agência Brasil. “Dormimos aqui, fizemos a janta, o café da manhã, o almoço. Temos uma cozinha montada aqui no local para poder garantir a nossa estadia aqui”, concluiu.

O MTST espera que o plano seja votado até sexta-feira (27). “Pelas reuniões que tivemos ontem com o presidente da Câmara, José Américo, e com o relator do Plano Diretor, Nabil Bonduki, ambos do PT, o plano deve ser votado até sexta. Esperamos que, na sessão desta tarde, em que será lido o Plano Diretor, não haja qualquer problema e que os vereadores não tragam dificuldades [para a votação]”, disse Alves.

De acordo com o líder do MTST, hoje de manhã, representantes do movimento se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Habitação para definir questões jurídicas referentes à ocupação Copa do Povo, em Itaquera, que não está prevista no Plano Diretor. Os manifestantes pedem para que a ocupação seja incluída no plano ou que seja reconhecida como Zeis por meio de um projeto de lei, que seja votado ao mesmo tempo que o Plano Diretor.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.