Subprefeitos que não liberaram ruas fechadas poderão responder por improbidade

  • Por Anderson Costa/ Jovem Pan
  • 01/04/2015 12h26

Subprefeitos de locais onde ainda existem ruas fechadas com portões poderão responder por improbidade administrativa.

Aproximadamente 500 ruas na capital paulista são fechadas, 100 estão irregulares e cerca de 30 totalmente clandestinas.

O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu ser inconstitucional o fechamento das ruas. A lei estipula que as cancelas ou portões podem permanecer somente na rua, no chamado leito carroçável; já as calçadas devem ficar livres para passagem de pedestre.

O promotor de Habitação e Urbanismo do Ministério Público, José Carlos de Freitas, afirma que os subprefeitos serão convocados a prestar explicações. “Nós vamos passar a fazer uma convocação de grupos de subprefeitos para que eles venham à promotoria justificar o que fizeram até agora”, disse Freitas.

“Se eles descumpriram a lei, é fato que isso é o suficiente para desencadear ações por improbidade administrativa”, afirmou, lembrando que pode chegar à perda do cargo além de perda de direitos políticos e pagamento de multas. “Se são subprefeitos funcionários de carreira, correm sério risco de perderem seus cargos”, acrescentou.

No mês passado, a Prefeitura encaminhou intimações a proprietários de casas de pelo menos 150 ruas que estavam bloqueadas.

O fechamento de vias ocorre principalmente na região das subprefeituras de Vila Mariana e Mooca.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.