Suspeito de ter iniciado incêndio em reintegração é preso com combustível

  • Por Jovem Pan
  • 31/08/2015 09h09
SÃO PAULO, SP, 31.08.2015 -REINTEGRAÇÃO-SP - Manifestantes colocam fogo em barracos e em madeiras durante ordem de reintegração de pose num terreno no bairro Parque Bristol, zona sul de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 31. (Foto: Renato Mendes / Brazil Photo Press/Folhapress) Renato Mendes / Brazil Photo Press/Folhapress Moradores incendiaram entulhos e restos de barracas para fazerem barricadas e dificultar o acesso dos policiais

Ainda havia focos de chamas por volta das 9h em moradias do terreno que passa por reintegração de posse realizada na manhã desta segunda-feira (31) no Parque Bristol, zona sul de São Paulo.

Um homem foi preso em flagrante carregando gasolina, suspeito de ter iniciado o incêndio. Moacir Benedito de Melo, ex-morador do local, já tinha passagem pela polícia por furto.

A Polícia Militar cerca o terreno com 150 policiais e 35 viaturas atuando na reintegração. A proprietária da área disponibilizou 40 caminhões de mudança com motoristas e um galpão para auxiliar no transporte dos pertences dos moradores.

A área é particular e estava ocupada há dois anos. Cerca de 500 pessoas ocupavam o terreno, de acordo com a PM. A corporação diz ainda que a maioria deles, 400, já deixou o local ao longo do fim de semana, tendo apenas 100 pessoas no presentes nesta manhã.

A fumaça proveniente das chamas pode ser vista desde desde às 6h30, mas por volta das 8h ela já havia se tornado mais branca devido à atuação dos bombeiros.

Foto: Tiago Muniz/ Jovem Pan

Entulho e lixo, também incendiados, foram usados como barricada na entrada da comunidade. Apesar do clima de tensão, não foi registrado confronto entre ex-moradores e a polícia.

No local, 70% das construções são de alvenaria. Alguns dos barracos de madeira pegaram fogo durante a reintegração, segundo os moradores.

O local atingido pelas chamas fica bem perto de um conjunto habitacional do Cingapura. Segundo os bombeiros não houve a necessidade de evacuação dos que lá habitam. As ruas que circundam o terreno no Parque Bristol são R. Pascoal Borges, R. Mal Vieira Peixoto, R. Prof. Artur Primavesi e R. Estevam Pedroso, próximo ao zoológico de São Paulo.

O morador Alexandro Silva, promotor de vendas, de 36 anos, diz que resolveu ir embora da comunidade durante a madrugada, assim que viu o fogo das barricadas. “Estou na casa da minha sogra temporariamente, mas não sei para onde ir. Os outros [moradores] já estão procurando um terreno para ocupar. Tem gente lá que não tem nem mesmo para onde ir”, disse.

O pedido de reintegração foi feito pela construtora Atua Projetos Imobiliários. A decisão partiu da 3ª Vara Cível do Foro Regional 3, em Jabaquara.

Informações do repórter Jovem Pan Tiago Muniz
Com acréscimos da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.