Tempestade que atingiu São Paulo deve se repetir até o fim do verão

  • Por Jovem Pan
  • 22/10/2016 11h18
São Paulo- SP- Brasil- 20/10/2016- Chuva na cidade de São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira (20/10). Na foto, carros pedestres na chuva, no bairro Vila Madalena. Foto: Melissa Aidar/ Fotos Públicas Melissa Aidar/Fotos Públicas chuva em sp - publicas

A tempestade, como a que atingiu a região metropolitana de São Paulo nesta semana, deve se repetir até o fim do verão. O temporal, que derrubou mais de 150 árvores e matou uma pessoa eletrocutada, surgiu do choque entre a frente fria e o ar quente.

A chuva, acompanhada de ventos de 66 km/h e 4.300 raios, inaugurou a temporada de enchentes. O técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário, explicou que o temporal, ao contrário do que se pensa, é comum na primavera.

“Na região da Lapa foi uma chuva muito intensa, de uma maneira rápida tomou toda ali a parte do mercadão. Nós tivemos transtornos em relação à queda de árvores, nós tivemos desabamentos, nós tivemos enchentes. Nessa época nós vamos ter grandes atuações e a gente sempre pede para as pessoas bastante cautela, principalmente de você não entrar em locais que vão te colocar em risco.”

Adilson Nazário disse que naturalmente esse tipo de fenômeno vai se intensificar em São Paulo a partir de dezembro, com a chegada do verão. A meteorologista do Inmet, Neide Oliveira, afirmou à Victor LaRegina que, de acordo com as previsões, a estação será mais chuvosa neste ano.

“São pancadas de chuva. Vai continuar as chuvas dentro do normal, ligeiramente acima. Os fenômenos geralmente estão mais intensos, está havendo um fluxo de umidade muito grande da amazônia associada à passagem das frentes frias, que reforçam ainda mais as estabilidades sobre o nosso Estado.”

Depois de uma semana de calor intenso, o paulistano sentirá temperaturas mais amenas hoje e amanhã. O ar quente e as chuvas do fim de tarde voltam em meados da semana que vem, de acordo com os meteorologistas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.