Termina greve dos garis no ABC, mas 120 cidades a mantêm

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2015 13h43
SÃO CAETANO DO SUL, SP, 25.03.2015: GARIS-SP - Lixo acumulado em rua em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira. Garis da Grande SP decidem manter a greve após 2º audiência no TRT. (Foto: Carla Carniel/Frame/Folhapress) Folhapress Garis da Grande SP decidem manter a greve após 2º audiência no TRT

Acaba a greve dos garis no ABC Paulista, mas outros 120 municípios do Estado de São Paulo continuam com lixo nas ruas.

Os serviços de limpeza foram retomados em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires por volta das 19h desta terça. A audiência de conciliação, conduzida no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região, foi interrompida depois da sinalização de acordo.

O presidente da federação da categoria no estado de São Paulo, José Roberto Gomes, explica o acerto que possibilita o fim da paralisação. (Ouça detalhes no áudio acima)

O presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo, Ariovaldo Caodaglio, questiona o acordo fechado na região do ABC. O líder patronal no estado afirma que o acerto é idêntico ao das negociações do ano passado, em que as empresas acabaram arcando com o prejuízo. (Ouça mais acima)

Durante a greve, as prefeituras montaram sistemas emergenciais de coleta, priorizando os centros e orientando a população a manter o lixo em casa. O desembargador Wilson Fernandes diz que a conciliação para por fim à greve nas 120 cidades ainda afetadas só vai ser retomada na segunda-feira.

A proposta de reajuste salarial oferecida no A-B-C alcançou nove 9,82%.

As cidades de São Paulo e Campinas têm data-base distinta e não enfrentaram essa disputa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.