Uso de nova tecnologia diminui em 20% roubos em aeroporto de Guarulhos

  • Por Jovem Pan
  • 27/05/2015 10h16
Daniel Lian/Rádio Jovem Pan Movimentação de passageiros no Aeroporto de Congonhas

Uma das maiores reclamações de turistas no aeroporto internacional de Guarulhos é a criminalidade nos terminais, mas a concessionária que administra o espaço vem conseguindo aumentar a segurança com ajuda de tecnologia e muitas quadrilhas já foram detidas. Com o uso desses novos recursos, de 2013 até este ano esse tipo de ocorrência caiu cerca de 20%, no entanto, o aumento da fiscalização não impediu que em abril deste ano, por exemplo, fossem registrados quase 70 furtos.

Nesta quarta-feira (27), a repórter Jovem Pan Helen Braun conversou com o titular da delegacia especializada em atendimento ao turista, delegado Nico Gonçalves, que disse que esse tipo de crime é praticado por um perfil específico de criminosos: gangues de imigrantes ilegais. “Nós temos uma imensa gama de quadrilhas de latinos que vem para cá, são chilenos, bolivianos, argentinos, peruanos. Eles vêm para o aeroporto e tentam fazer 20 ou 30 roubos em um dia só, porque se ele for preso na terra dele, por exemplo no Chile, vai ficar 5 anos na cadeia e aqui o delegado tem que cumprir a lei e mandar ele embora. A nossa lei é fraca e está atraindo criminosos de outros países para cá”, criticou.

Na delegacia do aeroporto de Guarulhos, o delegado Marcelo Ferrari diz que os bandidos têm vítimas e objetos preferenciais. “Eles procuram a facilidade. Andam pelo saguão e se aproveitam das pessoas mais distraídas, com a bagagem longe da vista. Eles gostam de produtos eletrônicos e buscam mochilas e malas pequenas com laptops e celulares, que é mais fácil de pegar e fugir”, explica. O delegado ainda conta que foram instaladas novas câmeras com melhor tecnologia.

Os bandidos aproveitam a alta circulação de pessoas nos terminais: são 110 mil passageiros e mais de 40 mil funcionários por dia.

Ouça reportagem completa no áudio acima.

 

Assista abaixo flagrantes de assaltos no Aeroporto Internacional de São Paulo André Franco Montoro (Cumbica).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.