Velocidade nas expressas das Marginais voltará a 90km/h em 25 de janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 20/12/2016 11h10
SP - MARGINAIS/SP/VELOCIDADE/DORIA - CIDADES - Placa indica velocidade máxima permitida de 50 km/h na pista local da Marginal Tietê, em São Paulo. Três dias depois de ser alvo do primeiro protesto de ciclistas contra o fim anunciado do programa de expansão das ciclovias, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), resolveu pedalar ontem e, pressionado por cicloativistas, admitiu que poderá manter a velocidade máxima a 50 km/h em alguns pontos da pista local das marginais. Até então, Doria afirmava que aumentaria os limites das duas Marginais, voltando à velocidades antigas, ?na segunda semana de mandato?. 10/10/2016 - Foto: MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO Placa indica velocidade máxima permitida de 50 km/h na pista local da Marginal Tietê

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria Jr., confirmou uma de suas principais promessas de campanha nesta terça-feira (20). As Marginais Pinheiros e Tietê voltarão a ter 90 km/h como limite de velocidade em suas pistas expressas.

A medida valerá a partir do 25 de janeiro e faz parte do Programa Marginal Segura. O anúncio foi feito pelo novo secretario de Transportes, Sérgio Avelleda, e o futuro presidente da CET, João Otaviano Neto.

A novidade é a nova composição das velocidades nas pistas locais, que terão o limite de 60 km/h e 50 km/h nas pistas que margeiam o passeio. Isso fará, por exemplo, com que a Marginal Tietê tenha quatro velocidades diferentes.

Segundo Otaviano, essa iniciativa prevê maior proteção ao pedestres e ciclistas. “Temos nesses espaço um convívio de diversos atores: o ciclista, o pedestre, o veículo pesado e os automóveis”, afirma. “Precisamos regulamentar isso protegendo os mais vulneráveis (…) Eu preciso garantir que está faixa dê mais segurança”. 

A nova composição de velocidades nas Marginais fica, então, da seguinte Maneira:

Marginal Tietê

– Veículos Leves
Expressa – 90km/h
Central – 70 km/h
Local – 60km/h e 50km/h na faixa de rolamento que margeia o passeio

– Veículos Pesados
Expresa – 60km/h
Central – 60km/h
Local – 50 km/h em qualquer faixa

Marginal Pinheiros

– Veículso Leves
Expressa – 90km/h
Local – 60km/h e 50km/h na faixa de rolamento que margeia o passeio

– Veículos Pesados
Expresa – 60km/h
Local – 50 km/h em qualquer faixa

A redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros foi implantada há um ano, na gestão do atual prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a soma de acidentes fatais nas vias caiu pela metade.

Fiscalização 

O programa Marginal Segura contará com 259 agentes da CET, 89 a mais do que o número atual, o que significa um aumento de 52% do total do efetivo.

Segundo o futuro presidente da CET, 14 radares pistola serão operados 24 horas por dia para fiscalizar exclusivamente os motociclistas. Os agentes ficarão espalhados em seis pontos estratégicos nas Marginais para essa operação.

No quesito segurança, 20 pontos da Marginal Pinheiros e 10 da Tietê vão pontos de melhroas como recuos, lombofaixas, as travessias elevadas.

As informações são do repórter Fernando Martins.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.