“Se legalizar a maconha vai ser pior ainda”, alerta mãe de ex-dependente

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2017 22h05 - Atualizado em 22/09/2017 22h12
EFE EFE Para mãe de ex-dependente, Brasil não está preparado para combater as drogas

Na visão de uma mãe que conseguiu recuperar seu filho das drogas, a legalização da maconha vai tornar ainda mais grave a luta das famílias brasileiras. A empresária Elenice Dias, uma das personagens do livro Guerra pela Vida – A campanha da Jovem Pan contra as drogas, escrito pela jornalista Izilda Alves ao Instituto Jovem Pan e publicado pelas editoras Sarvier e Triall, acredita que mais mães vão sofrer com esse mal, caso a medida seja aprovada pelas autoridades.

“O país não tem uma política social capaz de ajudar no tratamento das pessoas. Hoje já é tão difícil conseguir uma internação, uma clínica, uma condição de tratar os usuários de drogas, que se liberar essa situação só vai piorar. Como as mães vão lidar, como essas famílias vão tratar esse assunto? A saúde do nosso país não dá conta dos problemas que já temos, imagina se liberar. Será pior ainda”.

Elenice teve uma experiência dura, que quase acabou com sua família. A empresária relatou que seu filho se tornou uma pessoa mais agressiva e deprimida após começar a usar droga. Sua recuperação só foi capaz graças ao Amor Exigente, grupo de apoio para dependentes. Segundo a mãe, somente nele foi possível encontrar ajuda para seu filho e sua família.

“Me ensinaram a lidar com a situação, o que eu deveria fazer. Passei a lidar melhor com a situação. Meu filho entendeu que a destruição seria avassaladora se ele continuasse no uso de droga, que poderia chegar ao fundo do poço”, disse a empresária, que depois de recuperar seu filho, se tornou voluntária e atualmente auxilia outras mães e famílias. Para ela, o grupo é fundamental na luta, pois ele ajuda a amenizar a destruição que a droga oferece e aumentar as chances de recuperação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.