Site que divulga CPF sem autorização preocupa consumidores; MPF já recebeu 23 denúncias

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2015 17h54
Quase metade dos domicílios brasileiros tem computador USP Imagens computador

Site que divulga CPF sem autorização de brasileiros causa preocupação entre consumidores, que podem ter dados utilizados por criminosos. Ao acessar o endereço www.nomesbrasil.com, é possível buscar pelo nome da pessoa o número do documento.

O registro do site não é brasileiro e também há informações sobre como o banco de dados com as informações de milhares de pessoas. O advogado especializado em direito do consumidor, Arthur Rollo, afirmou que o site viola a privacidade dos cidadãos e pode ser retirado do ar.

“O problema é que existe uma circulação indiscriminada de banco de dados. Às vezes você preenche uma ficha em uma loja e esta passa para outra, que passa para outra. Às vezes você faz um cadastro para aprovação de um crédito e esse cadastro é passado entre banco de dados de lojas. Existe uma circularização muito grande e acaba indo parar em mãos de pessoas que acabam divulgando isso de forma clandestina. A gente tem conhecimento que existe a comercialização de banco de dados em DVDs, CDs pelas ruas de São Paulo e isso agora vem acontecendo na internet”, explicou.

Segundo o advogado, ações coletivas podem ser movidas contra o site e denúncias que são feitas ao MPF também ajudam para avançar e fazer com que o site seja retirado do ar, mas “são um processo lento”.

A preocupação daqueles que encontraram o nome entre os disponíveis no site é justificada pela facilidade que os fraudadores encontram para usar os dados.

Falando ao repórter Carlos Aros, o superintendente da Serasa Consumidor, Julio Leandro, afirmou que empresas estão mais atentas a fraudes.

“Na verdade, se você pegar as empresas e todos os credores, todos eles têm vários sistemas antifraude. As empresas se preparam e evitam muito, mas logicamente, os fraudadores estão mais sofisticados, eles têm mais dinheiro, organização, tecnologia. Hoje, com esse mundo virtual, a gente tem também quadrilhas operando no mundo virtual”, alertou.

O número de fraudes envolvendo roubo de identidade superou os 145 mil registros só no mês de fevereiro, de acordo com a Serasa Experian. O Ministério Público Federal já recebeu 23 denúncias contra o site que está divulgando o CPF dos consumidores; três delas no Estado de São Paulo.

O site

Recentemente, o site passou a adotar uma “cota diária de acesso” para cada visitante e que, caso esta seja excedida, “o visitante deverá aguardar um ou mais dias para voltar a acessar o site normalmente”.

Segundo o NomesBrasil.com, o site tem o objetivo de facilitar o acesso às informações e, para isso, disponibiliza uma ferramenta de busca de nomes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.