Cameron diz que Israel “perdeu um líder importante”

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2014 13h05

Londres, 11 jan (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, elogiou a figura do ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, que morreu neste sábado aos 85 anos, e disse que “Israel perdeu hoje um líder importante”.

Em um breve comunicado, Cameron afirmou que Sharon como chefe de governo tomou “decisões corajosas e controvertidas em busca da paz”, antes de ficar “tragicamente deficiente”.

Para o líder conservador britânico, Sharon “é uma das figuras mais destacadas da história israelense”.

Ariel Sharon morreu em um hospital de Tel Aviv onde estava internado desde 2006, quando um derrame cerebral o deixou em coma.

Sua saúde começou a piorar há mais de dois meses e nos últimos dias Sharon vinha sofrendo de uma insuficiência renal que o deixou em estado crítico.

O ex-dirigente israelense sempre foi uma figura controversa, desde a época em que era militar e ministro de Defesa até chegar à chefia do governo israelense em 2001.

Sharon governou o país até 2006, e um ano antes de sofrer o derrame cerebral criou um novo partido, o Kadima, de centro-direita, com o qual promoveu a retirada de colonos e soldados israelenses de Gaza apesar da oposição interna em seu antigo partido, o direitista Likud, hoje liderado por um de seus principais rivais, Benjamin Netanyahu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.