Jaguar Land Rover mostra para-brisas totalmente virtual

  • Por Jovem Pan
  • 11/07/2014 16h45
Divulgação Novidade ocupará toda a extensão do para-brisa

O grupo Jaguar Land Rover anunciou a tecnologia “Jaguar Virtual Windscreen”, que reproduz no para-brisas do carro informações como velocidade, dados de navegação e funcionamento, assim como acontece nos videogames.

A tecnologia se diferencia por utilizar toda a área do vidro e oferece opções que melhoram a condução esportiva e a experiência de direção. Entre as novidades estão a “linha de corrida e orientação de frenagem”, onde uma linha indica o traçado ideal da pista e mostra, por meio de cores, os pontos de frenagem.

Há, ainda, a tecnologia “carro de corrida fantasma”, que mostrará um carro 3D para comparação da volta anterior do condutor ou de outro piloto, além de “cones virtuais”, que poderão ser projetados para treinar a condução.

Outro sistema em desenvolvimento é o controle por gestos, que permitirá ao usuário controlar, a partir de uma distância de até 15 cm, comandos como teto solar por meio de gestos, reduzindo a distração do motorista e evitando o desvio do olhar para pressionar botões e interruptores. Os espelhos retrovisores também devem ser substituídos por imagens virtuais tridimensionais.

Segundo as marcas, essas tecnologias já estarão disponíveis em seus veículos nos próximos anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.