Sabe cuidar do sistema de ar quente do seu carro? Veja dicas

  • Por Jovem Pan
  • 11/07/2014 17h03
Divulgação Ideal é usar o ar quente uma vez por semana

O friozinho chegou, é hora de colocar agasalho, luvas, cachecol, toca… e é exatamente nesse momento que as pessoas se lembram do ar quente de seus carros, um botãozinho vermelho posicionado ao lado do tão usado ar condicionado.

Mas você sabia que, assim como o sistema de ar frio precisa de uma série de cuidados para funcionar perfeitamente e não causar danos à saúde, é fundamental cuidar da tubulação de ar quente?

Esse sistema funciona da seguinte forma: capta uma parte do calor gerado pelo motor e utiliza-o para aquecer o veículo através de dutos, um radiador próprio do sistema e um ventilador. Esse radiador usa a água quente do motor para aquecer o ar, que é “lançado” para dentro do veículo pelo ventilador.

Por isso mesmo, nos primeiros dias em que se liga o ar quente, o motorista pode sentir um cheiro diferente no interior do veiculo e isso pode ser um indício perigoso, pois a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde, principalmente para as pessoas com predisposição a alergias, pode causar alguns males.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se que a água de arrefecimento do carro seja trocada de acordo com as especificações de cada fabricante (em média a cada 30 mil quilômetros), evitando-se a corrosão interna e diminuição da vida útil do sistema. Deve-se também limpar os dutos de ventilação pelo menos uma vez ao ano.

Outra dica é usar o ar quente com frequência. Ligue o sistema pelo menos uma vez por semana para evitar prejuízos e danos ao sistema de ventilação e arrefecimento do veículo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.