UE deve investigar possíveis fraudes em testes de emissões de veículos

  • Por Agência Estado
  • 24/09/2015 14h31
DANIEL CASTELLANO/GAZETA DO POVO/AE Volkswagen anuncia corte de todos os trabalhadores temporários no mundo

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, pediu que os governos do bloco realizem investigações sobre quantos carros podem estar no grupo daqueles que tiveram dispositivos instalados para fraudar testes de emissão de poluentes. O comunicado é divulgado após a revelação de que a montadora alemã Volkswagen instalou um software em cerca de 11 milhões de carros a diesel para passá-los por menos poluentes durante testes.

“Nós temos de ter um quadro completo de quantos veículos certificados na UE tiveram instalados” esses dispositivos, afirmou a comissão, acrescentando que eles infringem as leis do bloco.

A Comissão Europeia também pediu que os governos “concordem rapidamente” sobre medidas para garantir que novos modelos de veículo não sejam aprovados no bloco sem passar por testes de emissão “em condições reais de direção e que não possam ser iludidos por aplicativos enganadores”.

A comissária da UE para mercado interno e indústria, Elzbieta Bienkowska, disse que “nossa mensagem é clara: tolerância zero com fraude e cumprimento rigoroso das regras da UE”. Segundo ela, é preciso haver testes de emissões rigorosos com os veículos.

A Comissão Europeia também afirmou ter solicitado que o assunto fosse discutido durante uma reunião de ministros da Economia e da Indústria do bloco, em 1º de outubro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.