Vendas de veículos recuam 25% em janeiro, segundo Fenabrave

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2017 07h01
Marcelo Camargo/Agência Brasil carros

Venda de veículos recua 25% em janeiro, na comparação com dezembro de 2016. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores inclui todos os segmentos, automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, 298 mil contra 224 mil unidades.

Já na comparação com janeiro de 2016, 260 mil unidades, o setor apresentou uma retração de 14%.

Na análise do segmento de automóveis e comerciais leves houve queda de 28% em janeiro: foram emplacadas 143 mil unidades, contra 199 mil em dezembro de 2016. Mas se comparado com janeiro do ano passado, 149 mil carros e comerciais leves, o resultado aponta redução de 4%.

Mas se considerados apenas os comerciais leves, houve crescimento de 20%, no período de janeiro 2017 contra o mesmo mês de 2016.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, ressaltou que tradicionalmente janeiro é um mês mais fraco nas vendas de veículos em função da antecipação de compras em dezembro e dívidas dos consumidores no início do ano. “As promoções do final do ano e o 13º salário, geralmente, atraem o público a adquirir um veículo, como o automóvel, por exemplo. Já o início de ano é marcado por muitos compromissos financeiros para as famílias, como IPVA, matrícula e material escolar, entre outros. Com isso, o consumidor se retrai para fazer novos investimentos no primeiro mês do ano”, explicou o presidente da entidade.

Na análise da Fenabrave, os dados apontam para uma redução na queda das vendas de automóveis e comerciais leves, se avaliados os resultados comparativos entre janeiro de 2017 e do mesmo mês de 2016. “Houve aumento nos emplacamentos de comerciais leves, o que demonstra uma sinalização de retomada na economia”.

*Informações do repórter Marcelo Mattos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.