Cearense que viralizou na internet explica que não quis ofender a França

  • Por Diogo Patroni/Jovem Pan
  • 22/06/2017 15h19
Reprodução Facebook Vídeo de Max Petterson Monteiro sobre Paris já soma 2 milhões de visualizações

O estudante de teatro Max Petterson Monteiro, que vive em Paris há pouco mais de três anos e trabalha como consultor de moda, ficou famoso por narrar sua “sufocante” experiência em meio ao verão da capital francesa. Aquilo que apenas parecia uma “ingênua” brincadeira acabou tomando uma dimensão jamais imaginada pelo jovem cearense.

Quase 24 horas após a publicação, o vídeo já registrava 2 milhões de visualizações e suas redes sociais tinham mais de mil comentários e diversos convites de amizade. “Era para ser uma brincadeira e virou esse demônio todo. Quase nem consigo dormir direito. É muita mensagem e tem comentário de todo o tipo”, revela o estudante.

Max Petterson Monteiro diz que sua ideia com o vídeo jamais foi ofender o povo francês, mas sim brincar com uma situação para desmistificar o “glamour”. Ele conta que precisou explicar para seu companheiro de quarto, que é francês, o motivo de sua página ter tido tanto acesso em um único dia.

“Expliquei para ele que não tenho nada contra a França, muito pelo contrário, eles sempre me acolheram tão bem. Mas as pessoas têm uma visão de que aqui é tudo chique e não é. A cidade não tem estrutura para aguentar essa forte onda de calor. Poucos lugares têm ar-condicionado e as ruas fedem mesmo”, explica.

O jovem criado no Cariri, região sul do Ceará, ainda faz uma ressalva: “Cearense não gosta muito de sol, mas fazer 35° em Juazeiro do Norte, é bem diferente. Lá tem ar-condicionado em tudo que é canto. É nessas horas que a gente valoriza o nosso País. O metrô de Paris tem alertas para tudo quanto é lado. Muitas pessoas chegam até a desmaiar. É horrível”, descreve.

Missão impossível no Natal

O jovem brasileiro recorda que, além do calor e das ruas “perfumadas,  já passou por alguns perrengues em Paris. Um deles aconteceu justamente na ceia de Natal, quando visitava a família de seu companheiro de quarto. “No Brasil, nós estamos acostumados com fartura na mesa. É lasanha, strogonoff, peru… aqui eram poucas pessoas da família e só tinha camarão e escargot. Nunca tinha comido um bicho desse e nem sabia como fazer. Resolvi tirar a cabeça e coloquei tudo na boca. Rapaz, o gosto daquele troço era de água salgada sabor lágrimas. Quando passou na garganta parecia Tom Cruise descendo pela corda no filme Missão Impossível. O escargot nem provei. Só sei que daria tudo para ter um baião de dois ou uma carne de sol com macaxeira (mandioca)”, relembra.

Passo para o standup?

Por conta da proporção jamais imaginada de seu post, Max Petterson admite que sempre teve uma veia humorística aguçada. Por isso, não descarta a possibilidade de se tornar youtuber ou comediante de stand up. “Muitas pessoas já me pediram para fazer outro vídeo. Como estudo teatro realmente comecei a pensar melhor nessa possibilidade. Ter 2 milhões de pessoas acessando sua página é assustador”, argumenta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.