Chefes de Estado discutem esta semana estratégia contra Boko Haram

  • Por Agência Brasil
  • 05/04/2015 15h30

A operação de dois dias para libertar Monguno e dez outras comunidades destruiu um esconderijo de equipamento Agência Brasil/Agência Lusa/EPA/Tony Nwosu Boko Haram NIgeria

Os dirigentes da África Ocidental e da África Central vão se reunir nesta quarta-feira (8) em uma cúpula em Malabo, capital da Guiné Equatorial, para decidir uma “estratégia comum de luta” contra o grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram, anunciou hoje (5) a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

“Perante os ataques cada vez mais numerosos e sangrentos dos fundamentalistas contra a Nigéria, o Níger, os Camarões e o Chade, com as suas graves consequências para esses países e risco de desestabilização para a África Ocidental e a Central, as duas comunidades econômicas regionais decidiram analisar a questão”, informa um comunicado. O texto adianta que, no dia 8, os chefes de Estado da região vão discutir “uma estratégia comum de luta contra o grupo terrorista Boko Haram”.

A Nigéria lançou, no início de fevereiro, uma ofensiva militar de grande envergadura contra o Boko Haram, com a ajuda dos vizinhos Chade, Níger e Camarões. A operação regional permitiu expulsar o grupo islâmico da maioria das localidades que ocupava há vários meses no Nordeste da Nigéria.

Apesar disso, os países vizinhos têm criticado as autoridades nigerianas por falta de colaboração e lamentam a falta de coordenação entre as tropas na região.

A Cúpula de Malabo visa a “apresentar o mecanismo de coordenação entre os presidentes” daqueles países, mas também a determinar “como articular essa estratégia em nível operacional”, com o objetivo de “erradicar o grupo Boko Haram”, acrescenta o comunicado, adiantando que 21 países estarão representados na reunião.

A insurreição do Boko Haram, iniciada em 2009, já causou mais de 15 mil mortes, segundo os últimos dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.