Buraco negro gigante é encontrado em galáxia anã

  • Por Agencia Brasil
  • 18/09/2014 18h49

Os astrônomos encontraram evidências de um buraco negro gigante em uma galáxia anã, informou a Agência Espacial Europeia. A descoberta sugere que os buracos negros supermassivos podem ser duas vezes mais numerosos do que a estimativa anterior.

Leia mais notícias no Portal EBC

Ferramenta une democracia e tecnologia

A equipe ficou intrigada com a galáxia anã ultra-compactada M60-UCD1, a 54 milhões de anos-luz da Terra,  já que haveriam emissões de raios-X, o que indicou haver um buraco negro. Imagens registradas com o telescópio espacial Hubble mostrou que a galáxia abrigou uma grande concentração de massa no centro, mas a equipe não tinha idéia de quão pesado o buraco negro  poderia ser. “Esta é uma confirmação muito forte de que pequenas galáxias podem ter grandes buracos negros”, disse  o astrônomo Karl Gebhardt, da Universidade do Texas. “Esta é uma nova classe de galáxias – e isso é muito emocionante.”

Buracos negros supermassivos têm, em geral, cerca de 0,5% da massa das estrelas que estão concentradas no centro de suas galáxias. O M60-UCD1 é formado por cerca de 18% da massa de estrelas da galáxia.  “Nós ainda não entendemos como os buracos negros supermassivos se formam”, observou o astrônomo Anil Seth, da Universidade de Utah, em Salt Lake City .

*Com informações da Agência Espacial Europeia

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.