Centenas de restos ósseos são encontrados na Bolívia

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2014 23h42

La Paz, 27 jul (EFE).- Centenas de restos ósseos foram achados na cidade de Potosí, no sudoeste da Bolívia, em um lugar que era conhecido como um “bairro de índios” e no qual ia ser construído um jardim de infância, informou neste domingo uma fonte oficial.

O diretor de Patrimônio da Prefeitura de Potosí, Marvin Torrejón, disse à Agência Efe por telefone que os restos foram encontrados por trabalhadores na sexta-feira passada no bairro de San Pedro.

“É um achado importante porque normalmente encontramos restos ósseos, mas perto dos templos. Nesta área não há um templo”, acrescentou.

Torrejón disse que é comum encontrar o material nas regiões da cidade que foram habitadas por espanhóis durante a colônia, por isso que chama a atenção para este achado.

Até há poucos dias, no lugar havia estruturas de uma escola que foram demolidas recentemente para a construção do jardim de infância.

No entanto, a Prefeitura paralisou essa obra após a descoberta dos ossos.

Segundo Torrejón, o achado é “um tanto surpreendente” porque o lugar onde foi construída a escola “não tem um alto valor histórico” nem havia “restos arqueológicos antigos ali”.

O historiador José Antonio Fuertes disse ao jornal “El Potosí” que o local pôde ter sido um cemitério de indígenas que viveram na cidade durante a colônia espanhola, apesar de ter sugerido fazer estudos para determinar com precisão sua data.

A Prefeitura vai pedir nesta segunda-feira ao Ministério da Cultura que envie um arqueólogo que ajude a determinar “a quantidade exata de restos e sua localização, além da época à qual pertenceram”, explicou Torrejón.

A cidade de Potosí, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987, tem lugares de destaque como a Casa de La Moneda, a igreja de San Lorenzo, várias mansões nobres e os bairros dos trabalhadores das minas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.