Cientistas chineses conseguem desenvolver máquinas de metal líquido

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2015 07h54

Pequim, 28 mar (EFE).- Máquinas de metal líquido, capazes de mudar de forma e movimentar-se em um determinado espaço, foram desenvolvidas por cientistas da Academia Chinesa de Ciências e a Universidade de Tsinghua, em Pequim, informou neste sábado a imprensa oficial do país asiático.

Os especialistas, citados pela agência oficial “Xinhua”, explicaram que estas máquinas podem adaptar sua forma ao espaço geométrico no qual se encontram, movidas por um campo elétrico endógeno baseado em ligas de metais líquidas, metais próximos que a máquina pode absorver e o hidrogênio gerado por reações eletroquímicas.

A escola médica da Universidade de Tsinghua e o Instituto Técnico de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências trabalham no desenvolvimento destas máquinas.

Os cientistas chineses definiram estas máquinas com “moluscos biomiméticos” que poderiam servir para um desenvolvimento futuro de robôs fabricados em metal líquido e transformável, algo que até agora só existe na ficção científica (por exemplo, o famoso T-1000 do filme “O Exterminador do Futuro 2”).

Como exemplo do novo avanço, os especialistas chineses mostraram uma peça de alumínio que, colocada junto a uma das máquinas desenvolvidas, é absorvida e se transforma em uma pequena bola de cinco milímetros de diâmetro.

Esta é depois capaz de movimentar-se de forma espontânea em distintas dissoluções durante mais de uma hora, a uma velocidade de cinco centímetros por segundo, equivalentes a cerca de 0,18 km/h. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.