Mamutes morreram devido a abrupto aquecimento global, segundo estudo

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 08h00

Sydney (Austrália), 24 jul (EFE).- Um “abrupto aquecimento global, parecido ao registrado na atualidade”, foi uma das principais razões para a extinção em massa dos mamutes, indica um estudo publicado nesta sexta-feira por uma universidade australiana.

Os pesquisadores, que utilizaram técnicas avançadas para a análise de DNA e registro geológico, concordaram que uma série de rápidos e curtos eventos colocaram a Terra em um aquecimento que propiciou o desaparecimento destes enormes mamíferos.

“Este abrupto aquecimento teve um profundo impacto no clima que causou fortes mudanças na precipitação global e nos padrões de vegetação”, diz Alan Cooper, professor da Universidade de Adelaide e chefe da pesquisa, em comunicado.

Os especialistas refutam assim a morte por períodos máximos de frio e inclusive pela presença dos humanos, embora estes também tenham tido um papel importante.

“O surgimento dos seres humanos aplicou o golpe de misericórdia em uma população que já estava sob pressão”, disse o especialista.

Os pesquisadores também alertam sobre a ação do homem no atual aquecimento do meio ambiente e suas futuras repercussões em relação a uma possível extinção moderna.

Os mamutes habitaram predominantemente a América do Norte desde seu surgimento no Mioceno tardio até sua extinção no final do Pleistoceno, há 11 mil anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.