Exportadores de carne fecham acordo para “pecuária sustentável” com o MPF

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2014 14h03

São Paulo, 25 jul (EFE).- Os exportadores brasileiros de carne se compromoteram, em acordo com o Ministério Público (MPF), a evitar que a indústria frigorífica compre carne bovina procedente de áreas desmatadas na Amazônia Legal ou de criadores que sejam alvo de denúncias de trabalho escravo, informaram nesta sexta-feira as autoridades.

O acordo de cooperação técnica procura respeitar os padrões da chamada “pecuária sustentável”, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janiot.

O Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) assinaram o pacto que prevê beneficiar quem respeitar as normas ambientais, sobretudo contra o uso irregular da região amazônica ilegal para a produção criadora de gado.

O promotor Daniel Azereo, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal, cumprimentou o novo acordo porque permitirá “fortalecer a produção e a abertura de mercados na região amazônica, além de representar um exemplo mundial”, informou o Ministério Público em comunicado.

O Ministério Público Federal antecipa desde 2011 um projeto para beneficiar produtores rurais que cumpram metas para regularizar suas terras e executem uma produção sustentável.

O presidente da Abiec, Antonio Camardelli, disse que o setor dialogará com toda rede produtiva para incentivar o desenvolvimento sustentável da pecuária. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.