Nave-cargueiro russa Progress M-27M apresenta problemas após lançamento

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 06h52

Moscou, 28 abr (EFE).- A nave-cargueiro russa Progress M-27M lançada nesta terça-feira rumo à Estação Internacional Internacional (ISS) não está enviando informações ao centro de controle do país.

“A nave se encontra em uma zona visível para a estação de acompanhamento, mas não envia informações de telemetria. Os especialistas estão tentando estabelecer as causas”, disse uma fonte citada pela agência “Interfax”.

Segundo a mesma fonte, o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia teria informado que o foguete lançador colocou a Progress em uma órbita 30 quilômetros mais distante que a prevista.

“Ela prossegue com seu voo. Sabemos que desdobrou suas baterias solares, por isso não há problemas de energia”, afirmou.

A Progress M-27M, que transporta cerca de 2,5 toneladas de provisões para a ISS, foi lançada às 4h10 (horário de Brasília) e, de acordo com o plano de voo, deveria se acoplar à plataforma orbital seis horas depois da decolagem.

Além de combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos e presentes para os tripulantes da ISS, a nave leva uma réplica da bandeira que os soldados soviéticos içaram sobre o Reichstag em maio de 1945, quando capturaram Berlim.

Com essa bandeira como plano de fundo, os tripulantes russos da ISS, Anton Shkaplerov, Gennady Padalka e Mikhail Kornienko devem parabenizar por videoconferÊncia seus compatriotas pelo 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que a Rússia celebra no próximo dia 9 de maio.

Completam a atual tripulação da ISS a astronauta italiana Samantha Cristoforetti e os americanos Terry Virts e Scott Kelly.

A ISS é um projeto no qual participam 16 países e tem um custo estimado em US$ 100 bilhões. A plataforma, com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000, pesa cerca de 450 toneladas e orbita a uma distância entre 335 a 460 quilômetros da Terra, com velocidade de 27.000 km/h. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.