Nave Soyuz TMA-16M chega com sucesso à Estação Espacial Internacional

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2015 00h30

Washington, 27 mar (EFE).- A nave Soyuz TMA-16M chegou com sucesso nesta sexta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas a bordo, dois russos e um americano, em uma missão extraordinária porque dois dos tripulantes se colocarão entre os seis com maior permanência no espaço da história.

O lançamento aconteceu às 16h42 (de Brasília) a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) e o acoplamento com a plataforma aconteceu às 22h33, segundo informou a Nasa em uma cobertura ao vivo através de seu site.

Nesta ocasião, o revezamento na Estação Orbital é extraordinário, já que dois dos três tripulantes da nave russa permanecerão na plataforma espacial durante um ano, o dobro do tempo que duram habitualmente as missões ali.

Em toda a história da cosmonáutica, apenas quatro astronautas permaneceram tanto tempo no espaço.

A estadia recorde pertence ao russo Valeri Poliakov, que passou 437 dias – entre 1994 e 1995 – na estação espacial Mir, a precedente soviética da ISS, desmantelada em 2001.

O americano Scott Kelly, de 51 anos, e o russo Mikhail Kornienko, de 54 anos, permanecerão em órbita até março de 2016, a fim de conhecer a resistência do corpo humano visando a futuras missões de exploração do sistema solar.

Scott Kelly tem um irmão gêmeo, o também astronauta (retirado) Mark Kelly, motivo pelo qual se poderá comparar a resposta de seus respectivos organismos a entornos diferentes.

Assim, enquanto Scott passará um ano orbitando a 400 quilômetros da Terra a cerca de 27.000 km/h, Mark se submeterá na Terra a exames médicos regulares que ajudarão a entender como o corpo responde à falta de gravidade e à radiação espacial.

Durante sua participação na missão mais longa da Estação Espacial Internacional, os astronautas realizarão cerca de 500 experimentos.

O terceiro tripulante da Soyuz TMA-16M, o também russo Gennady Padalka, de 56 anos, baterá nesta missão o recorde de dias não consecutivos de um homem no espaço, quando, após retornar dentro de seis meses à Terra, terá passado 878 dias no espaço.

Aos tripulantes da nave russa lhes esperavam na ISS os três inquilinos atuais: a italiana Samantha Cristoforetti, o russo Anton Shkaplerev e o americano Terry W. Virst.

A Estação Espacial Internacional é um projeto de mais de US$ 100 bilhões, orbita a uma distância de entre 335 e 460 quilômetros da Terra, e pesa mais de 450 toneladas.

A plataforma espacial se desloca a cerca de 27.000 km/h, teve residentes de forma contínua desde 2000 e dela participam 16 nações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.