Redução de velocidade de internet no celular pode acabar

  • Por Carlos Aros/Jovem Pan
  • 22/10/2014 14h04
Marcos Santos/USP Imagens Celular

Operadoras anunciam mudança na cobrança por serviço de internet móvel e produto já bastante criticado pelos consumidores pode ficar ainda mais caro.

As teles vão cortar o acesso à web pelo celular após o consumidor usar toda a franquia de dados, encerrando a opção de navegar com velocidade reduzida.

A medida é vista como uma adequação à demanda do mercado, já que o uso do pacote de dados cresce amplamente com a popularização dos smartphones.

Dados de balanço das operadoras mostra que as receitas líquidas com serviços de dados têm crescido em média 20% ao ano.

Agora, as empresas querem compensar a queda das receitas com serviços de voz aumentando o faturamento com dados.

Falando a Carlos Aros, o consultor Eduardo Tude afirma que as operadoras descobriram somente agora que o modelo vigente não é viável:

“O consumidor precisa e quer cada vez mais de velocidades mais altas que vão vir com a evolução do 3G e o 4G”, assume ainda Tude.

O que está sendo debatido agora é o procedimento a ser adotado pelas operadoras para alterar os contratos vigentes atualmente.

A coordenadora institucional da PROTESTE, Maria Inês Dolci, afirma que já enviou à Anatel questionamento sobre possíveis prejuízos ao consumidor.

“Nós entendemos que as empresas não podem mudar unilateralmente os contratos com os consumidores”, explica Dolci. “Esses consumidores não são obrigados a aceitar essas alterações, essas imposições, uma vez que têm o apoio do Código de Defesa do Consumidor, que proibe esse tipo de recisão unilateral”.

Em nota, a Anatel adianta que vai pedir esclarecimentos às operadoras de forma a verificar o respeito a direitos dos consumidores.

A agência lembra que a prestadora deve comunicar ao usuário alterações em planos de serviços e ofertas com 30 dias de antecedência, no mínimo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.