Waze anuncia serviço de caronas para usuários brasileiros

  • Por Jovem Pan
  • 23/03/2017 10h35
Divulgação E as pessoas que só sabem dirigir com o Waze para descobrir os caminhos

As plataformas que possibilitam o encontro entre motoristas e passageiros para a oferta de caronas estão no mercado há algum tempo. Mas sempre que uma empresa grande entra em um segmento, a conversa muda de patamar.

Este é o caso quando falamos do anúncio feito pelo Google sobre o lançamento do Waze Carpoll aqui no Brasil.

O GPS Social vai liberar para usuários de São Paulo o serviço, que permite que alguém localize um motorista cadastrado na plataforma disposto a oferecer carona

A escolha por São Paulo como primeira cidade brasileira a receber o serviço é simples: com quase quatro milhões de Wazers, como são chamados os inscritos na plataforma, é a maior cidade do mundo em número de usuários do Waze.

A lógica do “carpool” é simples: o GPS cruza os dados de origem e destino e traça perfis de pessoas que poderiam estar num mesmo veículo.

Segundo Di-Ann Eisnor, diretora do Waze, a experiência tem sido bastante positiva tanto em Israel quanto nos Estados Unidos.

Em encontro com jornalistas em São Paulo, foram apresentados poucos detalhes operacionais deste novo serviço.

Ainda há detalhes que precisam ser ajustados como forma de pagamento e questões que envolvem a regulamentação local.

No entanto, o modelo deve ser o mesmo adotado em outros países: cobrança de uma taxa pelo serviço, que deve ser baixa, apenas para pagar o gasto do motorista com o combustível.

O cálculo é feito sobre o trecho percorrido.

O Waze não informou o ticket médio das corridas, mas os diretores da empresa fazem questão de ressaltar que o objetivo não é remunerar o motorista como se estivesse prestando um serviço de transporte.

O Waze Carpool não funcionará (pelo menos em um primeiro momento) como Uber ou Cabify.

A ideia é conectar pessoas, otimizar o uso do carro, e, claro, em última instância reduzir os índices de congestionamentos de uma cidade como São Paulo.

*Informações do repórter Carlos Aros

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.