Cientistas estimam que um dos 10 maiores icebergs da Antártida pode se soltar

  • Por EFE
  • 06/01/2017 13h34
AT01 MAR WEDDELL (ANTÁRTIDA) 06/01/2017.- Fotografía facilitada por la NASA hoy, 6 de enero de 2017, que muestra una grieta gigante vista desde un avión en la Antártida el pasado 10 de noviembre de 2016. Según científicos, esta gran grieta en la barrera de hielo Larsen terminará por partir la plataforma de hielo. EFE/Nasa/John Sonntag Handout SÓLO USO EDITORIAL EFE/Nasa/John Sonntag Rachadura gigante vista desde avião na Antártida na plataforma de gelo Larsen em imagem divulgada pela Nasa

Um iceberg de, aproximadamente, 5 mil quilômetros quadrados, considerado como um dos dez maiores registrados até hoje, está prestes a se desprender da Antártica, segundo a análise de cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales.

Uma longa rachadura no segmento Larsen C (um das três da Plataforma de gelo Larsen) aumentou rapidamente durante o mês de dezembro e, atualmente, só 20 quilômetros de gelo mantém o iceberg preso à plataforma. O Larsen C, de 350 metros de espessura, está localizado ao longo da parte leste do continente e ajuda a conter o fluxo das geleiras que estão trás.

De acordo com os especialistas, esse é um pedaço de gelo cuja extensão equivaleria a um quarto do território do País de Gales, por isso seu desprendimento poderia provocar outros. Os pesquisadores observaram a rachadura no Larsen C durante muitos anos, depois do colapso de Larsen A – o segmento menor – em 1995 e de Larsen B, que se desintegrou quase totalmente em 2002, embora restem alguns setores remanescentes.

“Se (o iceberg em Larsen C) não for embora nos próximos meses vou ficar assustado”, disse à rede britânica “BBC” o professor Adrian Luckman, da Universidade de Swansea.

Ele explicou que foi possível observar o aumento da rachadura através de imagens de radar do satélite Esa Sentinel, e destacou que esse é um acontecimento geográfico e não climático, já que a fenda existiu por décadas, mas se aprofundou agora.

A preocupação dos cientistas é pela possibilidade de, caso o iceberg se desprenda, as geleiras acelerem seu movimento rumo ao mar, o que teria um impacto no nível das águas. De acordo com estimativas, se o gelo que a barreira Larsen C retém entrar no mar, o nível dos oceanos pode subir em até dez centímetros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.