Cirurgia bariátrica tem 95% de satisfação, mas médicos alertam para apoio multidisciplinar

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2014 08h10

A cirurgia bariátrica tem 95% de satisfação, mas especialistas alertam para importância do acompanhamento multidisciplinar antes e depois da intervenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 2013, foram realizadas 80 mil procedimentos, sendo 10% na rede pública.

Para o presidente do órgão, Almino Ramos, o acompanhamento nutricional, psicológico e fisioterápico estão entre os itens cruciais para sucesso da cirurgia. À repórter Renata Gaspari, o médico disse que o alto índice de satisfação está relacionado ao entendimento das pessoas aos reais objetivos da cirurgia.

*Ouça os detalhes no áudio

Além do cirurgião, há acompanhamento com endocrinologista, cardiologista, educador físico, fisioterapia, nutricionista, psicólogo entre outros. O psicólogo Frederico Éckschmid, da Faculdade de Medicina da USP, alertou para a relevância deste apoio para que a pessoa não adquira outros transtornos.

Estudo da Faculdade de Medicina da USP mostrou que muitos pacientes com diabetes submetidos à cirurgia bariátrica atingiram a remissão da doença. A nutricionista Camila Yamaguchi, responsável pelo estudo, disse que este grupo de pacientes tinha pouco tempo de diagnóstico do diabetes.

A indicação para a cirurgia bariátrica envolve a análise de Índice de Massa Corpórea e doenças que o paciente apresenta ligadas à obesidade. Não existe limitação com relação a idade, mas, em geral, o procedimento cirúrgico é indicado para pessoas com mais de 16 anos de idade.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.