Classe política perdeu oportunidade de mudar imagem ruim, dizem especialistas

  • Por Jovem Pan
  • 16/06/2014 08h58

As manifestações de junho completaram um ano e a classe política brasileira perdeu oportunidade para mudar imagem ruim, avaliam especialistas. Os protestos tiveram ínicio pelas redes sociais e questionavam, em princípio, o reajuste das passagens de ônibus em várias cidades do país.

Em 17 de junho, após reação enérgica da polícia em São Paulo quatro dias antes, milhares de pessoas tomaram as ruas mostrando toda a insatisfação. O professor da Fundação Getúlio Vargas Marco Antônio Teixeira ressaltou que as manifestações erraram ao negar a relação com a política.

*Ouça os detalhes no áudio

Teixeira avaliou como legado positivo das manifestações a discussão sobre mobilidade urbana que entrou na agenda dos governos. O professor de Antropologia da Unesp Cláudio Bertolli disse que o vandalismo nas manifestações acabou contribuindo para a inércia do Estado.

O historiador Marco Antônio Villa entende que as manifestações poderão ter influência direta nas eleições de outubro. Villa entende que a classe política perdeu a oportunidade de mudar a imagem negativa perante à população.

Além da revogação do preço das tarifas, os protestos impediram a aprovação da PEC 37, que limitava o poder de investigação do Ministério Público. Pelo menos 13 pessoas morreram durante as manifestações de junho de 2013 em todo o país.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.