Começa nova fase de reuniões de famílias coreanas separadas pela guerra

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2014 09h23

Tóquio, 23 fev (EFE).- A segunda fase de reuniões de famílias coreanas separadas pela guerra ocorrida na península há mais de 60 anos começou hoje em um complexo turístico norte-coreano com a participação de mais de 400 pessoas.

Ao todo, 357 sul-coreanos puderam se reunir com 88 familiares norte-coreanos, confirmou a agência sul-coreana “Yonhap”.

Os encontros novamente foram marcados pelas lágrimas e a emotividade, já que os participantes, a maioria deles idosos, estavam há mais de seis décadas sem poder ver e falar com seus parentes do outro lado do paralelo 38.

“Cheguei a assumir que meu irmão estava morto e realizei cerimônias funerárias em sua honra. Estou tão contente por poder o ver!” comemorou em declarações divulgadas pela “Yonhap” o sul-coreano Lee Oh-soon, após se encontrar com seu irmão menor, de 83 anos, que reside na Coreia do Norte.

Este é o segundo ciclo de reuniões desta semana, depois do que foi realizado entre os dias 20 e 22 de fevereiro.

Ontem, as 82 famílias do Norte e do Sul que participaram da primeira rodada se despediram entre lágrimas após se reunirem durante três dias no complexo turístico norte-coreano de Monte Kumgang.

A segunda fase de encontros terminará na terça-feira 25. Ambos os países seguem tecnicamente em guerra, já que o conflito na península foi encerrada com um armistício e não um tratado de paz.

Centenas de milhares de coreanos não puderam manter contato com seus parentes em função da guerra, que confirmou a divisão em dois da península.

Espera-se que as reuniões de famílias divididas sejam um primeiro passo para que o Norte e Sul ponham fim às hostilidades e abram uma etapa duradoura de paz e entendimento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.