Alunos são impedidos de assistir aula em SP após problemas com renovação de contrato do Fies

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2015 11h09
Victor LaRegina / Jovem Pan Fila na FMU de alunos que tentam renovar ou aprovar o FIES pode demorar mais de cinco horas apenas para obter senha

Alunos com problemas para renovar contratos do Fies são impedidos de assistir aula em São Paulo, mas universidade é obrigada a reverter a decisão. O caso aconteceu na Uniesp, onde cerca de 300 estudantes foram expulsos de sala após não conseguirem efetuar o aditamento na internet.

No entanto, a Defensoria Pública do Estado obteve liminar que garante a frequência dos alunos até a regularização do programa de crédito estudantil.

A estudante de direito Natasha de Assis, que está no segundo ano do curso na Uniesp, relatou a expulsão e disse que teve de “se retirar” da sala após seu nome não ser chamado.

Procurada pelos alunos, a defensoria entrou com ação civil pública no último dia 17, alegando que as dificuldades são resultados de mudanças no Fies. O defensor público Alvimar Virgílio de Almeida afirmou que a faculdade não pode tomar tal medida até a regularização do programa. “Essa conduta unilateral da faculdade é decorrente do problema do Fies. Só que está veiculado amplamente na mídia que os alunos têm prazo. Enquanto há o prazo para recadastramento, a faculdade não pode impedir os alunos de exercer os direitos dele de manter a vida acadêmica”, afirmou.

O prazo para renovação dos contratos foi adiado para 29 de maio, mas o MEC manteve a data de 30 de abril para quem querem abrir novos créditos. Falando ao repórter Victor La Regina, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, esclareceu que o adiamento servirá para tranquilizar os estudantes.

“O principal motivo foi evitar qualquer preocupação dos alunos. Achamos melhor adiar para que ninguém ficasse tenso com o fato de que não estava conseguindo acessar o sistema. O sistema é uma linguagem específica técnica. Estamos operando a linguagem e, ao mesmo tempo, vendo quais as instituições não está se conseguindo fazer o aditamento”, explicou o ministro.

Na última quinta-feira, Renato Janine Ribeiro usou o programa de rádio “Bom Dia Ministro” para pedir desculpas aos alunos que dependem do Fies. Recém-empossado na pasta, Janine ainda garantiu que o governo não vai deixar de renovar os contratos por causa de um problema técnico.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.