Anunciam cátedra latino-americana para educação de pessoas com deficiência

  • Por Agencia EFE
  • 14/10/2014 15h33

São Paulo, 14 out (EFE).- Uma rede universitária latino-americana e a multinacional Indra anunciaram nesta terça-feira em São Paulo a criação de uma cátedra para o desenvolvimento de tecnologias que permitam o acesso de pessoas com deficiência à educação à distância.

O acordo, chamado “Cátedra de Tecnologias Acessíveis”, foi assinado entre a Indra e a rede Ilumno, formada por nove universidades latino-americanas, entre elas as brasileiras Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e a Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O projeto terá tempo estimado de quatro anos e prevê vários períodos. Entre eles a “elaboração e o diagnóstico para a identificação das principais necessidades dos portadores de deficiência que corresponde à educação à distância e a inclusão digital, para depois propor tecnologias que atenderão a essas necessidades”, diz o comunicado da Indra.

O diretor-geral da Indra no Brasil, Edenilson Fleishmann, disse que o acordo pretende pôr à disposição a inovação e a tecnologia da empresa para projetos que permitam melhorar a vida da população.

O reitor de Unijorge, Guilherme Marback, apontou que a pesquisa em acessibilidade tecnológica é uma “temática recente no meio acadêmico”.

A cátedra no setor tecnológico se soma as que a companhia europeia tem no México e na Argentina.

A rede Ilumno é integrada também pelas universidades Empresarial Século 21 (Argentina), Politécnico Grancolombiano e Fundação Universitária da Área Andina (Colômbia), São Marcos (Costa Rica), Instituto Profissional Providência (Chile), Americana (Paraguai) e Cecar e Do Istmo (Panamá). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.