Casal do Cazaquistão comemora 70º aniversário de casamento

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 15h09

Redação Central, 21 jan (EFE).- Os cazaques Sultan Zhienbayev, de 93 anos, e Nuraniya Adelshina, de 92, completaram neste mês seu 70º aniversário de casamento e, dizendo-se muito apaixonados, são a prova de que o amor não só resiste ao tempo, como pode aumentar com o passar dele.

Casados desde 17 de janeiro de 1945, eles estão comemorando a longevidade da união em uma série de cerimônias junto com seus três filhos, cinco netos e 13 bisnetos, além dos vários amigos, segundo o jornal “Astana Times”.

Quando conheceu aquela que seria sua esposa, Zhienbayev era um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial que trabalhava como inspetor na linha ferroviária Turquestão-Sibéria, e Adelshina, uma árbitra estatal designada para resolver uma disputa econômica com os trabalhadores da ferrovia. Eles então começaram a longa jornada, que para ambos passou até depressa.

“Esses 70 anos se passaram como se fossem sete” disse Nuraniya.

“Não, como se fossem sete dias” corrigiu Zhienbayev, para em seguida acrescentar: “ao longo destes 70 anos, tivemos de tudo, mas o mais importante é que enfrentamos juntos as dificuldades”.

Ele destacou desses anos de convivência a forma carinhosa com a qual sua esposa sempre tratou a família que construíram e seus amigos. Além disso, ressaltou que não teria tido o sucesso profissional que alcançou sem a ajuda dela.

Nuraniya “foi e é uma boa anfitriã, uma mãe e esposa solícita que sempre teve tempo para os demais”, acrescentou.

Depois de se casar, Zhienbayev trabalhou como chefe de departamento no Ministério do Comércio da então República Socialista Soviética do Cazaquistão e mais tarde assumiu o posto de ministro dessa pasta. Ele também foi vice-presidente do Conselho de Ministros do país quando este pertencia à União Soviética, e hoje é cidadão honorário da cidade de Almaty, antiga capital cazaque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.