China pede que universidades proíbam livros com valores ocidentais

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 11h28

Pequim, 30 jan (EFE).- O ministro da Educação da China, Yuan Guiren, pediu ontem às universidades do país asiático que não permitam o uso de livros que promovam “valores ocidentais”, informou nesta sexta-feira o jornal de Hong Kong “South China Morning Post”.

“Nunca devemos permitir que os livros que promovam os valores ocidentais apareçam em nossas salas de aula”, disse o ministro durante um simpósio, com a presença, entre outros, de presidentes de algumas das instituições de ensino mais prestigiadas do país, como a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim.

Yuan Guiren exigiu que reitores dos centros de educação superior chineses exerçam maior controle sobre os materiais usados nas aulas, especialmente sobre os livros importados para manter a “integridade política” nas faculdades. O ministro pediu ainda aos professores universitários que evitem comentários críticos sobre a liderança do Partido Comunista da China (PCCh) ou sobre o socialismo.

No começo deste ano, as autoridades educativas chinesas já tinham enviado uma circular às universidades do país na qual encorajavam a introduzir os valores marxistas e socialistas “na cabeça dos estudantes”.

A influente revista “Qiushi” (“Buscando a verdade”) do PCCh também criticou em sua mais recente edição os docentes que, em sua opinião, divulgam “ideologia ocidental”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.