Colômbia quer acabar com analfabetismo em 2018

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2014 00h04

Bogotá, 18 ago (EFE).- O governo da Colômbia anunciou nesta segunda-feira que pretende acabar com o analfabetismo em 2018 como parte de sua meta de médio prazo de fazer do país o de melhor educação da América Latina em 2025.

O anúncio foi feito pela ministra da Educação, Gina Parody, ao fim da “Oficina de Bom governo” que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, fez em uma fazenda nos arredores de Bogotá com os membros de seu novo gabinete ministerial, a maioria dos quais ainda não assumiram o cargo.

“Buscamos que a Colômbia seja um país livre de analfabetismo porque hoje ainda temos dois milhões de pessoas analfabetas”, declarou Parody.

A ministra disse que o programa de tempo integral continuará, para que todas as crianças na Colômbia estudem oito horas diárias e não cinco, como acontece em algumas escolas.

O ministro das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC), Diego Molano, disse que outro dos objetivos do governo é que as novas tecnologias estejam a serviço de setores como educação, saúde, justiça e campo.

Molano, que foi ministro de Santos no primeiro governo e confirmado para o segundo, disse que foi um iniciado um projeto para que na saúde pública seja implantado o histórico clínico eletrônica e que através da telemedicina a cobertura na qualidade dos serviços sanitários seja melhorada.

O plano para a Justiça inclui o expediente judicial eletrônico para que todos os juízes da Colômbia “se transformem em juízes digitais e em promotores digitais”, precisou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.