Economia: números a favor do desenvolvimento social

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2016 19h15
Marcelo Moura/Freeimages Vaquinha

Talvez você não saiba definir tecnicamente o conceito de “economia”. Mas,  provavelmente, pratica essa ciência todos os dias. O economista é o profissional que estabelece prioridades, uma vez que os recursos são limitados e, portanto, não é possível investir em tudo ao mesmo tempo.     

O curso é sempre um dos mais procurados nos vestibulares do país. Só na Universidade de São Paulo, a graduação recebeu 5.745 inscrições, o que representa o quinto curso mais procurado de toda a grade da instituição. 

Aos estudantes que pretendem se especializar nesta área, o professor e economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife apresenta as opções no mercado de trabalho. “O economista tem uma área de atuação muito ampla. Ele pode trabalhar para o governo, ajudando na elaboração de políticas públicas, no setor privado, no mercado financeiro, em bancos ou na própria academia como pesquisador”.

A palavra “economia” vem do grego oikos, que significa “casa” e nomos, que quer dizer “costume” ou “lei”. Portanto, podemos traduzir economia como “regras da casa”. 

“O aluno que vem se preparando para o curso de econômia tem que se interessar pelos problemas sociais, pois na universidade existem mecanismos para descobrir as soluções desses dilemas”, opina o professor, salientando que a preocupação com a sociedade é uma característica de bons profissionais.  

Em relação ao vestibular, Flávio Calife avalia como fundamental ter atenção aos enunciados das questões e ser objetivos nas respostas dissertativas a fim de ser bem sucedido nos exames. “É importante o aluno prestar muita atenção naquilo que está lendo porque a interpretação do texto resolve boa parte das questões”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.