Educadores temem que restrição ao Fies desanime alunos e afaste defasados

  • Por Jovem Pan
  • 28/07/2015 12h40

As inscrições para o Fies poderão ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 30 de abril

Agencia Brasil Estudantes escola fies

Inscrições do Fies começam na próxima segunda-feira e, ao contrário de outros anos, os estudantes vão se candidatar a vagas já definidas pelo MEC.

De acordo com as novas regras do financiamento, só podem participar do processo alunos que ainda não possuem diploma de ensino superior.

Eles devem ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, além de renda mensal familiar a partir de dois salários mínimos e meio.

O especialista em ensino superior, Ryon Braga, considera as mudanças mais justas, em meio à crise econômica enfrentada pelo país. “Foi feita uma readequação para privilegiar aqueles que o governo entende ter um critério prioritário”.

“A nota no Enem é discutível”, diz Braga. “O governo passa a financiar alunos melhores, mas é o próprio governo que forma mal os alunos no ensino Médio público”, avalia.

O especialista em ensino superior lembra que no começo do ano os alunos encontraram dificuldades para fazer a renovação do fundo.

Em entrevista a Thiago Uberreich, a educadora da PUC de São Paulo, Maria Stela Graciani, avalia que o Fies deveria ser aberto a qualquer aluno. “(Os novos critérios) desanimam os interessados”, disse.

A educadora da PUC de São Paulo acrescenta que nos últimos 10 anos mais jovens vem tendo acesso à universidade.

As inscrições para o Fies começam na próxima segunda-feira e vão até seis de agosto pelo site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.