Em Pequim, Rajoy destaca importância da língua espanhola na China

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2014 12h38

Pequim, 26 set (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, destacou nesta sexta-feira, no Instituto Cervantes de Pequim, a força da língua espanhola na China, onde há cada vez mais estudantes, professores especializados e instituições de ensino.

“A importância do espanhol cresceu consideravelmente na China nos últimos anos”, ressaltou Rajoy no último encontro oficial de sua visita ao país.

Rajoy afirmou que “o povo chinês entendeu o valor de nossa língua como ativo e de seu peso no âmbito internacional”. Segundo ele, “muitos departamentos das melhores universidades chinesas oferecem aulas de espanhol, e a tendência é aumentar”.

O presidente do Governo detalhou que há cerca de 25 mil estudantes de espanhol e centenas de professores especializados em mais de cem universidades espalhadas por todo o território chinês.

Durante a visita, Mariano Rajoy reconheceu que os números “são só uma gota no oceano da China”, país com mais de 1,3 bilhão de habitantes. Por isso, disse que o Governo espanhol “pretende potencializar a formação de professores devido ao indiscutível efeito multiplicador”.

“Trata-se de professores que, com o tempo, poderão promover o interesse pela Espanha e pelo espanhol em uma nova geração”, acrescentou.

Rajoy declarou que a língua espanhola é “uma das melhores cartas de apresentação da Espanha no mundo” por ser a terceira língua mais utilizada na internet e a segunda de maior relevância na comunicação internacional, com 550 milhões de falantes.

“O espanhol constitui um meio incomparável de promoção da Espanha e de sua cultura para o exterior”, disse.

Inaugurado em junho de 2006, o Instituto Cervantes de Pequim, que também possui uma filial em Xangai, teve um aumento no número de matrículas, com 4.200 estudantes no curso de 2013/2014.

Acompanhando o crescimento, houve um aumento do número de inscrições para realizar as provas do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) e para a titulação de professores de espanhol nativos da China.

Outro exemplo da popularidade do espanhol na China é que o idioma foi eleito para o primeiro concurso em língua estrangeira organizado pela televisão estatal chinesa (CFTV) no ano passado.

Além disso, as editoras chinesas publicam cerca de cem obras literárias de autores espanhóis ou latino-americanos traduzidas para o mandarim. EFE

rcf/vnm/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.