Em quatro anos, Santander investiu 594 milhões de euros em universidades

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 11h07

Rio de Janeiro, 28 jul (EFE).- O presidente do banco Santander, Emilio Botín, afirmou nesta segunda-feira, durante a inauguração do III Encontro Internacional de Reitores Universia, que o grupo espanhol concluirá este ano com um investimento acumulado de 594 milhões de euros em universidades desde 2010.

Botín disse que o banco havia definido como meta desembolsar 600 milhões de euros para o quinquênio 2010-2015, que mas conseguiu “antecipar em um ano” o compromisso.

O orçamento se destinou a apoiar projetos de 1.159 universidades de 20 países ibero-americanos, dentro da rede Universia, patrocinada pelo banco espanhol.

O presidente do Santander afirmou que amanhã, durante o encerramento do encontro, divulgará as metas de investimento universitário do banco para os próximos anos.

Segundo Botín, o banco também cumpriu seus objetivos de apoiar planos de mobilidade de estudantes e docentes, que nos últimos quatro anos permitiram que 10 mil alunos de 18 países e 2 mil professores e pesquisadores receberam bolsas de estudos para passar pelo menos quatro meses em uma universidade de outro país ibero-americano.

Em 2015 serão oferecidas outras 5 mil bolsas de estudos para estudantes e mil para professores e pesquisadores dentro desse programa de intercâmbio, segundo o representante do Santander.

Em seu discurso, Botín pediu às universidades latino-americanas para investir em tecnologia e inovação para “continuar sendo protagonistas fundamentais” e para atender à demanda crescente da região.

Segundo um estudo recente que Botín citou, a população universitária da América Latina dobrará até 2025, ano em que alcançará 45 milhões de alunos.

O III Encontro Internacional de Reitores Universia, que se estenderá até amanhã, foi inaugurado hoje por Botín no Rio de Janeiro com a presença de 1.103 reitores e presidentes de universidades de 33 países. EFE

mp/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.