Escola carioca para escritores tem curso online e rede social para aspirantes

  • Por Agencia EFE
  • 03/08/2015 18h19

São Paulo, 3 ago (EFE).- Voltada para a capacitação de profissionais para o mercado editorial, a carioca Estação das Letras começou a oferecer neste mês aulas em plataforma digital para a formação de escritores de diversas áreas, além de cursos presenciais.

“São cursos online, mas fechados para poucas pessoas”, disse à Agência Efe Suzana Vargas, criadora e diretora da Estação das Letras.

Segundo a professora de língua portuguesa, apesar do ensino a distância ainda sofrer algum preconceito, suas aulas são diferenciadas já que oferecem um “atendimento mais individualizado”, o que aproxima o estudante do professor, que, “além de dominar a teoria, tem que atuar na área editorial”.

Nas oficinas organizadas pela Estação, a profissional afirma que esta escolha, a de trabalhar com grandes autores e intelectuais, se justifica por sua preferência em trabalhar “com quem saiba fazer e que possa dividir a experiencia”. Já passaram pela estação os mentores Luiz Rufatto, Ruy Castro, Ferreira Goulart e Ana Maria Machado.

“Paralelamente ao online, nós criamos uma rede social, a Escreviver, focada em literatura para quem escreve”, disse Vargas.

De acordo com a criadora da Estação, esta é uma rede de comunicação em que os escritores e aspirantes poderão postar seus textos, recomendações de livros de leitura, fotos, comentários e postagens para receber um retorno dos colegas.

A Estação das Letras oferece um espaço com oficinas de criação literária e de leitura, além de cursos que abrangem todos os gêneros literários. Também são oferecidos cursos profissionalizantes para o mercado editorial brasileiro, que, de acordo com Vargas, “tem poucos profissionais”.

A Estação das Letras tem desde 2014 uma parceria com o aplicativo brasileiro Nuvem de Livros, uma biblioteca online que permite acesso ilimitado a milhares de livros, audiolivros, vídeos, teleaulas e conteúdos educativos para os clientes Telefônica Vivo.

“Começamos a formalizar esse acordo no ano passado. Em primeiro lugar, é uma parceria, porque são duas empresas que trabalham pela leitura. Em segundo, é também o fornecimento de alguns materiais, dos conteúdos virtuais, e a ideia é que isso rume a outros serviços e que a Estação comece a fornecer material para a Nuvem. É uma parceira nesse sentido”, explicou a educadora. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.