Especialistas reunidos no Rio pedem mais cooperação entre universidades

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 18h03

Rio de Janeiro, 28 jul (EFE).- A cooperação desponta como uma das necessidades principais no presente e no futuro das universidades, segundo disseram nesta segunda-feira especialistas reunidos no 3º Encontro Internacional de Reitores da Universia no Rio de Janeiro.

A parceria entre os centros universitários, assim como com as empresas privadas, é “imprescindível” para adaptar-se às mudanças do mundo, de acordo com o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago.

“Atualmente, as universidades não podem ser centros isolados de pensamento. E serão mais relevantes quanto mais conectadas estejam entre si”, afirmou Zago em um debate sobre inovação e pesquisa, no âmbito do encontro, que reúne de hoje até amanhã 1.103 reitores de universidades de 33 países de todo o mundo.

A ex-ministra de Ciência e Educação da Espanha, Cristina Garmendia, também presente no debate, assinalou a importância das redes sociais neste novo marco para as universidades.

“As novas gerações pensam cooperando, compartilham tudo em tempo real”, explicou Garmendia ao falar destes suportes e de sua incorporação ao sistema de funcionamento destes centros educativos.

Por sua parte, a professora da Universidade de Yale, Giovanna Guerrero-Medina, insistiu no papel central das redes sociais e deu como exemplo um projeto já existente em Porto Rico, que permite compartilhar online conhecimento científico e tecnológico de forma simples.

O empreendedor espanhol Pedro Moneo, criador da empresa global de consultoria e inovação Opinno, também ressaltou a importância da colaboração e pediu aos reitores ibero-americanos no evento que aproveitem a situação preeminente da América Latina na atualidade.

Moneo ressaltou que as universidades destes países deveriam se transformar em “protagonistas dos ecossistemas de inovação”, em uma conjuntura marcada pela “estagnação dos Estados Unidos, a estabilidade dos governos dos países ibero-americanos e a juventude de sua população”.

O 3º Encontro de Reitores da Universia promoveu hoje cinco debates sobre o futuro da universidade e amanhã estão programadas outras cinco sessões de discussão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.