Estudantes encontram dificuldades para fazer inscrição no FIES

  • Por Jovem Pan
  • 02/03/2015 15h52
BRASÍLIA, DF, 13.01.2015: ENEM/2014 - O ministro da Educação, Cid Gomes, durante coletiva de imprensa sobre balanço das notas dos concluintes do ensino médio que participaram do Enem 2014, nesta terça-feira (13), em Brasília. Presentes o presidente do Inep, Francisco Soares e o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. (Foto: Sérgio Lima/Folhapress) Foto: Sérgio Lima/Folhapress Ministro da Educação Cid Gomes

Estudantes universitários estão encontrando dificuldades para fazer inscrição ou renovação do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).  O atendimento que deveria ser feito através do site do MEC ou pelo 0800 da instituição não está funcionando corretamente e, segundo alguns estudantes consultados pela reportagem Jovem Pan, o transtorno já dura alguns meses.

A principal queixa dos universitários fica por conta dos erros nas páginas do MEC na internet. Segundo o estudante Diego Carneiro Nascimento, já faz mais de dois meses que os problemas existem: “tenho tentado desde o final do ano passado. O cadastro é feito por etapas, e quando você vai para outra etapa, a página da erro, é sempre o mesmo erro”.

Já Felipe Valeriano afirmou que demora aproximadamente uma hora para conseguir entrar na no sistema, e quando entra, demora para carregar informações: “Estou desde a segunda-feira tentando e só agora cheguei na terceira etapa. Tentei (pedir informações no 0800), mas eles não dão informação nenhuma, falam que o site está sobrecarregado.

Apenas um terço dos estudantes que tentam a renovação no FIES estão conseguindo com sucesso. Essa afirmação da presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios que afirma: “lamentamos profundamente porque as dificuldades que os estudantes estão tendo, as instituições também estão tendo. Temos notícias de que apenas um terço dos alunos está conseguindo a renovação do seu credenciamento, e nós estamos buscando solução também na área judicial para dar mais tranquilidade tanto para as instituições como também para os estudantes”. Amábile Pacios afirmou ainda que desde 29 de dezembro tenta entrar em contato com o Ministério da Educação, sem sucesso.

Apesar do sistema sobrecarregado e de insatisfação tanto de estudantes quanto das instituições de ensino, o Ministro da Educação, Cid Gomes, afirma que não há necessidade de afobação para acessar o FIES, afinal, o prazo para a inscrição do programa vai até o fim de abril.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.