Estudantes ocupam escola na zona norte de SP em protesto contra PEC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/10/2016 11h40
SP - OCUPAÇÃO ESCOLA/ZONA OESTE - GERAL - Cerca de 50 alunos ocupam a Escola Estadual Professor Silvio Xavier Antunes, localizada na Rua Jose da Silva Martha, no Piqueri, Zona Oeste de São Paulo (SP), na madrugada desta terça-feira (25). A PM foi acionada, mas só observou a invasão. Uma viatura fez a preservação do local. Os alunos protestam contra a reforma do ensino no Estado de SP. 25/10/2016 - Foto: EDISON TEMOTEO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO EDISON TEMOTEO/ESTADÃO CONTEÚDO Escola Ocupada - Zona Oeste SP - AE

Um grupo de 25 estudantes ocupou na noite desta segunda-feira (24), uma escola na zona norte de São Paulo em protesto contra medidas do governo federal na área da educação, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, com previsão de restrição de gastos. A Escola Estadual Professor Sílvio Xavier Antunes, no Piqueri, está cercada por viaturas da Polícia Militar, que dialoga a saída dos alunos do local.

A unidade já havia sido ocupada por 28 dias, entre novembro e dezembro do ano passado, como parte do movimento contra a reorganização proposta pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que acabou suspendendo a proposta.

A Secretaria Estadual da Educação não comentou a situação até as 10h30 desta terça-feira (25); jovens agiram em ao menos outras duas unidades neste mês, que acabaram desocupadas após negociações e ações da polícia.

Segundo a estudante Tânata Santos, de 17 anos, que participa do movimento no Piqueri, está havendo “muita pressão” pela saída. “A polícia está aqui fora e estão fazendo muita pressão. A direção, que não concorda, também está na porta conversando com os pais e impedindo que novos alunos entrem aqui”, disse à reportagem.

Tânata diz lutar pelo “direito dos estudantes”.”A PEC nos afeta diretamente, já que é um corte de investimento por 20 anos.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.