Imagens de radar confirmam trem blindado escondido sob a terra na Polônia

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 17h17

Varsóvia, 28 ago (EFE).- Imagens de radar de solo confirmaram a existência de um trem blindado oculto cem metros abaixo da terra, que poderia ser o comboio nazista carregado de ouro perdido há 70 anos nas proximidades de Walbrzych e supostamente descoberto há poucos dias por dois caçadores de tesouros, informou nesta sexta-feira o Ministério de Cultura do país.

“Pessoalmente tenho 99% de certeza da existência do trem, mas por enquanto não se pode verificar seu conteúdo”, explicou à imprensa o secretário de Estado de Cultura, Piotr Zuchowski.

Zuchowski acrescentou que imagens feitas na área por um georradar – um radar especial para a pesquisa terrestre – mostram a existência de um comboio ferroviário blindado a cem metros de profundidade.

Esta informação parece confirmar a descoberta anunciada no final da semana passada por dois homens, um polonês e um alemão, que vazaram a informação através de seus advogados da descoberta de um antigo comboio ferroviário nazista carregado de ouro, embora não tenham apresentado provas disso.

Os advogados disseram que seus clientes só revelariam a localização exata se lhes fosse garantida a cobrança de uma porcentagem, 10%, do valor da carga.

Segundo Zuchowski, os caça-tesouros souberam da informação sobre a localização do trem graças a uma pessoa que tinha participado de sua camuflagem e que, em seu leito de morte, lhes fez um mapa.

“Embora se desconheça seu conteúdo, o fato de ser um transporte blindado pode fazer supor que carregasse objetos de valor, ouro, obras de arte e joias, embora também poderia estar minado ou conter materiais explosivos e armamento”, acrescentou Zuchowski.

De fato as autoridades polonesas pediram aos caça-tesouros e curiosos que parem a busca do trem e esperem que os especialistas montem segurança no perímetro.

Na cidade de Walbrzych (sudeste da Polônia) existe há décadas o rumor sobre um trem nazista que desapareceu nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial quando transportava um tesouro, provavelmente ouro e joias apreendidos em Varsóvia, para a cidade de Breslávia.

Durante a ocupação nazista foram construídas na região instalações militares subterrâneas para proteção contra ataques aéreos aliados.

Segundo a lenda local, um dos comboios ferroviários nazistas desapareceu dentro de um desses túneis durante o avanço do Exército soviético rumo a Berlim em 1945. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.