“Mais quatro meses de luta para os estudantes”, diz representante de particulares sobre FIES

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2015 13h27
Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, anuncia balanço do primeiro semestre de 2015 do FIES (Wilson Dias/Agência Brasil) Wilson Dias/Agência Brasil O ministro da Educação Renato Janine Ribeiro afirmou que verba de 2015 para novos contratos do Fies está esgotada

O ministro da Educação considera inútil a sentença da Justiça Federal de Mato Grosso que manda prorrogar o prazo para as inscrições no FIES. Segundo Renato Janine Ribeiro, há evidente perda do objeto jurídico porque os R$ 2,5 bilhões de reais para o programa já foram empenhados. (Ouça detalhes da fala do ministro da Educação no áudio acima)

A Presidente da FENEP – Federação Nacional das Escolas Particulares – diz que as universidades se prepararam para atender 500 mil alunos. A professora Amabile Pacios acentua que o número caiu para metade com prejuízos para as escolas e especialmente para os alunos excluídos do FIES.

“Para aqueles que não conseguiram, que são os 250 mil novos contratos que estão de fora, para eles significa mais quatro meses na luta, para perder de fato a batalha para uma única verdade que deveria ser dita desde janeiro, que é a falta de dinheiro para o programa”, afirmou Pacios.

Amabile Passios enfatiza que as instituições de ensino tentarão minimizar as frustrações dos excluídos retomando programas de bolsas de estudo.

A presidente da FENEP acrescenta que o slogan “Pátria Educadora” do Governo Federal sai literalmente arranhada com as falhas do FIES.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.