Ministro da Educação responde a aluno que pediu tema da redação do Enem

  • Por Jovem Pan
  • 09/09/2015 13h53
Wilson Dias/Agência Brasil Ministro da Educação

O ministro da Educação Renato Janine Ribeiro “fez questão” de responder publicamente nesta quarta-feira (09) a um aluno que lhe perguntou sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que dá vaga a diversas universidades pelo Brasil.

O estudante mandou a seguinte mensagem, reproduzida por Janine em sua conta numa rede social: “Boa noite ministro! Eu já estou estudando a algum tempo (sic) para o enem, e estou pensando em alguns temas que podem cair na redação. O excelentíssimo não poderia me informar algo sobre? Ficarei muito agradecido.”

“Estude ética. Muita ética! E pratique”, sugeriu o ministro da Educação, aparentemente irritado com a tentativa do aluno de obter facilidades com o adiantamento do tema da prova.

Janine ainda acrescentou no comentário da mesma postagem em seu perfil no Facebook: “Antes que alguém entenda (!?) que ética será o tema da redação, informo: eu não tenho a menor ideia. Não passou por mim”.

Um dos comentários mais curtidos, de uma usuária da rede identificada como Iasmim Greco, brinca com a resposta de Janine e dá uma sugestão:

“Senhor Ministro, achei sua sugestão apropriada. Que tal a criação de um curso intensivo e obrigatório, sobre Ética, para todo o Congresso Nacional, Senado e Câmara federal? Além, é claro, de um curso obrigatório e intensivo sobre patriotismo e conhecimento da Constituição Brasileira, para toda classe política que, aparentemente, desconhece o significado de ambos? Grata”, diz a mensagem da amiga do ministro, que pôde comentar a publicação.

Janine Ribeiro é professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP) e um de seus 18 livros versa sobre “A ética na política”. Ele é ministro da Educação desde abril.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.