Mujica inaugura escola agrária ao lado de sua casa em Montevidéu

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2015 18h10

Rodrigo García Melero.

Montevidéu, 5 mar (EFE).- O ex-presidente do Uruguai, o senador José Mujica, inaugurou nesta quinta-feira em frente ao sítio onde mora, nos arredores de Montevidéu, uma escola agrária para 60 jovens alunos como parte de um projeto pessoal e que dependerá da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU).

“Nós tínhamos proposto fazer isto há muito tempo, mas sempre as urgências nos levaram a outro lado”, disse Mujica, que juventude foi agricultor e florista, aos alunos durante a inauguração oficial.

O ex-guerrilheiro, que no domingo passado passou o posto de presidente da República a Tabaré Vázquez, explicou que, em um primeiro momento, a escola será capaz de formar os alunos em um curso de educação básica agrária.

“Os estudantes ficarão das 8h às 17h tendo aulas de disciplinas formativas gerais – matemática, inglês, espanhol, ciências sociais – e realizando tarefas agrárias”, explicou o diretor da UTU, Eduardo Davyt.

Ele destacou que os jovens trabalharão basicamente na área de cultivo de vegetais e na manipulação de “pequenos animais, como galinhas chocadeiras”.

Mujica doou à UTU ferramentas e máquinas necessárias para realizar as aulas.

“Ganhamos a terra do senhor Mujica e toda a maquinaria. Teremos que completar com alguns equipamentos e ferramentas, mas basicamente já temos todo”, avaliou Davyt.

As aulas práticas serão nas terras do ex-presidente e de sua esposa, Lucía Topolansky.

“Aqui no entorno não há engenheiros agrônomos, mas está o eixo da produção de verdura fresca que chega ao Uruguai”, disse Mujica, ao explicar que é para essas pessoas que ele quer trabalhar.

O senador, que em várias entrevistas se definiu como “um camponês com bom senso”, presenteou a escola com uma bandeira do Uruguai que o acompanhou enquanto foi presidente e que na sexta-feira foi recebida durante o protocolar ato militar que serviu como despedida extraoficial a seus cinco anos de governo.

Um outro terreno também muito próximo a sua casa foi equipado com contêineres e banheiros para os estudantes, em sua maioria jovens da região, no oeste de Montevidéu.

O toque de um sino serviu como inauguração oficial da escola, que “em 15 ou 20 dias” contará “com muito mais comodidade”, acrescentou Mujica. O ato contou ainda com uma apresentação de “Murga Agarrate Catalina”, uma performática banda uruguaia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.