Palestinos aderem desafio do “balde de água fria” para denunciar ocupação

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2014 10h03

Ramala (Cisjordânia), 21 ago (EFE).- Um grupo de palestinos aderiu à campanha internacional “Iced Bucket Challege”, da National ALS Associaton e que virou febre entre as celebridades em solidariedade com a doença degenerativa conhecida como ELA, mas para denunciar a ocupação israelense em seu território.

Em um vídeo postado no YouTube, o qual já recebeu mais de 15 mil acessos e foi compartilhado por mais de 26 mil pessoas através do site da rádio palestina “Raya FM”, um jovem que se identifica como Fadl explica que se sensibilizou com a campanha e que deseja participar.

Depois, da mesma forma que famosos como Le Bron James, Justin Timberland, Cristiano Ronaldo e Messi, ele pega o balde de água gelada e vira contra sua cabeça, mas, para surpresa de todos, o mesmo se encontrava vazio.

“Uy, na Palestina vivemos sob ocupação. A ocupação israelense utiliza todos nossos recursos hídricos. Os colonos judeus dispõem de uma quantidade diária de água sete vezes maior que os palestinos”, explicou Fadl na sequência.

“Nos últimos meses, centenas de palestinos vivem, e continuam vivendo, imersos em uma crise de água. Israel atacou a maior parte dos recursos hídricos de Gaza. Por isso, me desculpo, não posso seguir com este desafio”, lamentou.

Além de lançar um balde de água gelada contra a cabeça, os participantes da campanha devem doar US$ 100 a uma instituição que atue contra a doença degenerativa Esclerose Lateral Amiotrófica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.