Presidente tcheco faz piada em brinde com abstêmios e vegetarianos

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2015 18h33

Praga, 25 fev (EFE).- O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, que participou nesta quarta-feira no Castelo de Praga da entrega dos prêmios de um concurso vinícola, fez no final do ato um brinde debochado que teve vegetarianos e abstêmios como alvo.

“Morte aos abstêmios e vegetarianos”, brindou o líder tcheco, com a taça erguida, diante dos representantes das adegas ganhadoras do concurso “Salão de Vinhos 2015”.

Zeman, que se retirou no início da década passada da política para escrever suas memórias e levar uma vida boêmia em uma afastada cidade da Morávia (no leste do país), afirmou que o vinho é “a bebida mais formosa”, segundo a agência tcheca “CTK”.

Em seu discurso ele lembrou esses anos de aposentadoria, quando ia “visitar com frequência” as adegas da região.

O presidente também aproveitou para criticar o paladar dos cidadãos de Praga na hora de beber vinho.

“São coisas que só se pode fazer com o coração. E se o vinho não é feito com o coração, sai algo de segunda categoria que será vendida aos praguenses”, afirmou.

Nos últimos meses Zeman protagonizou várias polêmicas, por ironizar em um programa de rádio com uma linguagem vulgar o grupo de punk russo Pussy Riot, crítico à Rússia.

A rádio pública tcheca vetou então as transmissões seguintes do programa ao vivo do presidente para prevenir o uso de palavras vulgares, que violam seu código de conduta.

Outras declarações suas provocaram um protesto em novembro, pelo 25º aniversário da Revolução de Veludo, depois de alguns cidadãos considerarem que ele minimizou a importância dos protestos que causaram a queda do regime comunista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.